Ângelo Barbosa

Explore a Amazônia e sinta os afetos em cada imagem.

No ano de 2017, junto com a fotógrafa Jack Loren, eles criaram a exposição 'Olhares e Afetos', utilizando apenas a câmera do celular e estudando várias técnicas de fotografia para mostrar que 'Fotografia é tudo, menos equipamento. É capturar o sentimento que encontramos no nosso dia a dia', como diz o fotógrafo Maycon Nunes. A experiência se ampliou durante a pandemia, quando estavam presos em suas casas e a única vista que tinham era da 'janela' de seus lares. As fotografias possuem um caráter descontraído, pois, na maior parte, não havia a pretensão de ensaio; eles saíam e, ao captar aquela possível inspiração, não a deixavam perdida.

Como parte desse trabalho de construção, tiveram a oportunidade de expor na I Mostra de Talentos da Universidade Federal do Amapá em 2019, que aconteceu no hall da Reitoria. Assim, seguiram com a entrada da exposição no circuito de mostras. Com a chegada da pandemia, os trabalhos realizados antes e durante esse período permitiram que fossem agraciados com editais que reconheceram a importância do projeto, resultando em aprovações. Eles tiveram sua primeira exposição online através do edital da Secretaria de Cultura do Estado do Amapá, sendo aprovados no edital chamado 'Ao Vivo lá em Casa' em 2020. Entre 2019 e 2020, fotos da exposição foram selecionadas para participar do Prêmio BPS Group / Brasília Photo Show, que acontece no Facebook. Em 2021, foram selecionados no EDITAL Nº 003/2020 – SECULT – CARLOS LIMA 'SEU PORTUGA' – Seleção de Projetos Artísticos e Culturais, onde realizaram uma exposição no Centro de Experimentação Artística e Cultural Encanto dos Alagados, em uma área de ponte no bairro do Muca. Em 2024, a exposição fez parte de dois eventos muito importantes do estado: a 'ExpoFavela' e a 53ª Expofeira do Amapá. Além disso, Ângelo Barbosa também recebeu, em 2024, Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa – Homenagem ao Dia do Fotógrafo e o Certificado de Destaque Cultural, concedido pelo Conselho Estadual de Cultura do Amapá, destacando sua importância na cultura desse estado.

As fotografias de 'olhares e afetos' revelam a beleza da Amazônia e inspiram a criatividade. Cada imagem é um convite para sentir e explorar emoções profundas.

Ângelo Barbosa

★★★★★